Você já deve ter visto a Classificação “A1”, “B1”, “B2” (e outras) em livros de ensino de idiomas, em teste e em ementas de cursos e intercâmbios.
Entenda o que isto significa!
Quadro Europeu Comum de Referência em Línguas
Objetivos e características:
O objetivo do Quadro Europeu Comum é “proporcionar uma base comum para a elaboração de programas de ensino de língua, bases curriculares, exames e livros-texto por toda a Europa” (Council of Europe, 2001). Para isso, descreve as habilidades que os alunos precisam apresentar para usar uma língua com fins comunicativos. O documento focaliza principalmente os conhecimentos e as competências necessárias ao desenvolvimento da competência comunicativa
Níveis
O Quadro Europeu Comum divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:
Em Português Europeu | Em Português do Brasil | ||||
A Utilizador básico | A Falante básico | ||||
A1 Inicial | A1 Iniciante | ||||
A2 Básico | A2 Básico | ||||
B Utilizador independente | B Falante independente | ||||
B1 Intermédio | B1 Intermediário | ||||
B2 independente | B2 Usuário independente | ||||
C Utilizador avançado | C Falante proficiente | ||||
C1 Fluente eficaz | C1 Proficiência operativa eficaz | ||||
C2 Fluente estruturado | C2 Domínio pleno | ||||
Nível | Descrição | ||||
Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. | |||||
A1 | |||||
Pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas. | |||||
A2 | |||||
Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso, pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões. | |
B1 | |
É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções. | |
B2 | |
É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto. Capaz de entender por completo um filme sem legendas. | |
C1 | |
É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenos matizes de significado, inclusive em situações de maior complexidade. | |
C2 | |
Quer saber mais?
Agende sua aula experimental ou teste de nivelamento. São gratuitos!
Personnalité Idiomas
http://www.personnaliteidiomas.com.br
Av. Hercílio Luz, 826, LJ B, Centro – 48.3222.3100
Fpolis, SC – CEP 88.020-000
Personnalité – Nos adaptamos a Você!
Inglês Espanhol Francês Alemão Italiano Português para estrangeiros
Teste de nivelamento Gratuito (padrão de testes internacionais – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas)
Materiais didáticos selecionados dentre os melhores do mundo.
Educadores capacitados.
Ótimo atendimento.
Salas do tipo “office”, confortáveis, climatizadas e funcionais.
Excelente relação custo-benefício
Convênios CDL, CREA-Mútua, CRA, Correios, Clube do Servidor-PMF, TJSC, AJUT, Anvisa, Secr. da Educação, SDS, Intelbrás, IFSC, UFSC, Assesc, FEAN, ADESC, CAASC/OAB e Prosul.